BOULEVARD GASTRONÔMICO.



Secretário de Obras Takaharu Yamauchi



Apresentação do Secretário de Obras Takaharu Yamauchi na Câmara Municipal, sobre o Boulevard Gastronômico, a metodologia de execução das obras, o cronograma e prazo da implantação, os benefícios para a cidade e as intervenções necessárias.


Segue abaixo alguns esclarecimentos:


Durante o periodo das obras, as vias serão interditadas?

As vias serão parcialmente interditadas, porém o acesso aos pedestres e aos comércios será mantido durante o período das obras, por meio da adoção de medidas como instalação de pontes móveis. O Boulevard Gastronômico será construído seguindo cronograma dividido em algumas etapas. Em um primeiro momento, será executada a obra em um dos lados da calçada – por trechos. Na sequência, o outro lado da calçada receberá intervenções. Quando as duas calçadas estiverem concluídas, serão realizadas obras na via, também trecho a trecho, sem causar prejuízo ao acesso aos comércios e imóveis situados nas vias.


As ruas vão virar um calçadão?

As ruas não vão virar um calçadão. O projeto do Boulevard Gastronômico- fases 1 e 2- viabilizaram intervenções nas vias contempladas: calçadas e ruas intertravadas e aplicação de paisagismo.

O fluxo de veículos e vagas para estacionamento rotativo serão mantidos na área.


Como ficarão as vagas para estacionamento que existem no recuo dos comércios?

As vagas de estacionamento nas calçadas dos estabelecimentos comerciais- no recuo dos comércios- estão irregulares. A regularização é um processo obrigatório para o atendimento ás legislações de acessibilidade e ao próprio Plano Diretor Municipal. – Especificar leis- aguardando informações.


Como ficará a área do antigo estacionamento 45º?

O referido espaço é uma área particular, cabendo a decisão de uso e destinação ao(s) proprietário(s). A Prefeitura trabalhará para manter preservado o entorno desta área.


Faltarão vagas para estacionamento de clientes?

A Prefeitura trabalha em planejamento para otimizar o sistema de estacionamento rotativo na área do Boulevard Gastronômico, inclusive com a criação de novas vagas para veículos.


Quais serão o cronograma e o prazo de execução das obras?

Apesar de ter prazo de obras estimado em 18 meses, as intervenções do Boulevard Gastronômico serão realizadas por etapas. Cada um dos trechos da via terá entre 3 e 5 semanas de obras.


Qual a origem do projeto Boulevard Gastronômico e quem aprovou sua construção?

A Prefeitura de Ribeirão Pires iniciou em 2017 o desenvolvimento de projeto para a realização de revitalização na área central do comércio da cidade. A iniciativa foi apresentada ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), formado por representantes do Poder Público, sociedade civil e do setor turístico. Em duas etapas, os projetos foram aprovados tanto pelo COMTUR, quanto pela equipe técnica do Governo do Estado.


Quais são os objetivos e beneficios da implantação do Boulevard?

O Boulevard Gastronômico será mais um atrativo de Ribeirão Pires para o receptivo de visitantes. Com a região central do comércio revitalizada, os estabelecimentos serão valorizados e passarão a integrar um circuito turístico que está sendo estabelecido na cidade, seguindo as diretrizes do Plano Diretor do Turismo. Do Boulevard, turistas partirão para destinos como o Parque Oriental ( empreendimento em fase de implantação), o Templo Luz do Oriente, os mirantes Santo Antônio e São José, entre outros atrativos históricos, naturais e culturais da Estância.

Entre os objetivos também está o aumento do fluxo de visitantes na área central, o que deverá impactar positivamente no consumo nos comércios locais.


Quem pagará a construção?

Entre o final de 2017 e abril de 2018, a Prefeitura celebrou convênios com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Estância, o DADETUR- órgão ligado à Secretaria de Turismo do Estado, para receber R$ 5,8 milhões destinados às obras do Boulevard. Os recursos são encaminhados ao município seguindo o cronograma de execução das obras.


Há a possibilidade de levar esse projeto para outro espaço?

O Boulevard Gastronômico- fases 1 e 2- consiste na revitalização das ruas Felipe Sabbag, Stella Bruna, Leonardo Meca e da Avenida Fortuna.

As aprovações pelo COMTUR e pelo DADETUR se deram a partir das diretrizes, objetivos e cronograma de execução de obras estabelecidos nos projetos apresentados pela Prefeitura.


Haverá produtos com a marca da cidade?

A Prefeitura por meio de seus departamentos de Turismo e Desenvolvimento Econômico, trabalha em projetos para promover o fomento da atividade econômica e para fortalecer imagem e reputação positivas da Estância de Ribeirão Pires junto aos visitantes. A criação de produtos com a marca da cidade faz parte dessa estratégia. Nesse sentido, iniciativas de empreendedores da cidade podem ser apresentadas à Prefeitura.


Os comércios que não são de gastronomia irão permanecer?

O Boulevard Gastronômico estabelecerá um novo padrão urbano para a região central do comércio, valorizando todos os estabelecimentos e ampliando o fluxo de visitantes que circulam na área. O nome Boulevard Gastronômico é um atrativo para o receptivo de turistas. Entretanto comércios que atuam em outros segmentos poderão ser mantidos no local.


Quem tem construção aprovada no recuo, qual será a solução?

Comércios que estejam enquadrados nesta condição terão caso individualmente analisados pela equipe técnica da Prefeitura, para que sejam dados os devidos encaminhamentos. Quem estiver dentro da legislação vigente não precisará ter intervenção no comércio. Quem estiver fora da legislação ou padrão determinado precisará fazer adequações.


Serão realizadas reuniões com o Executivo?

Já estão sendo feitas reuniões com a Prefeitura, individualmente, como forma de esclarecer as dúvidas e conhecer a necessidade de cada comerciante. Técnicos permanecerão á disposição dos comerciantes durante todo o período de implantação do Boulevard.


A quem será destinado o Boulevard Gastronômico?

Além de contemplar a área central de comércio da cidade, o Boulevard Gastronômico- fases 1 e 2, levando em consideração cronograma que prevê a realização das obras com a minimização dos impactos na rotina dos moradores e comerciantes da área. Nesse sentido, a logística das intervenções está sendo apresentada aos comerciantes e serão previamente comunicadas aos moradores. Não haverá impactos ambientais em razão das obras do Boulevard Gastronômico.


Moradores e comerciantes contarão com suporte da Prefeitura durante as obras?

Equipes técnicas da Prefeitura estarão a disposição de moradores e comerciantes antes, durante e após o período de implantação do Boulevard Gastronômico. Todo o processo de construção será acompanhado pelos profissionais da Prefeitura.


Como serão realizadas as obras de infraestrutura- intervenções na rede de esgoto pela Sabesp?

Antes do início da construção do Boulevard Gastronômico, a Sabesp, concessionária que atende as redes de abastecimento de água e de esgoto da cidade, em uma ação independente à Prefeitura, realizará a modernização da rede de esgoto em vias da região central da cidade. Essas intervenções deverão ser previamente comunicadas pela Sabesp à população.


E como serão as obras do Boulevard Gastronômico? Haverá interdição das ruas?

Seguindo o cronograma estabelecido, dentro de algumas etapas, serão realizadas as intervenções no calçamento e no sistema viário. Ambos ganharão novo tipo de pavimentação, com intertravados. Durante o período de obras a acessibilidade das pessoas aos comércios sera mantida. Não haverá interdição total das vias revitalizadas, uma vez que as obras serão realizadas por trechos. A logística de carga e descarga de materiais e produtos também será previamente comunicada aos comerciantes.


A quem fica a responsabilidade pela manutenção do Boulevard Gastronômico?

Eventuais manutenções em calçamento, no viário e no paisagismo do Boulevard serão realizados pela Prefeitura.


#diferente #VamosPraCima


Fonte: Secretaria de Obras da Estância Turística de Ribeirão Pires.

Site oficial do Vereador Amaury Dias 

Siga-nos nas redes sociais.

  • Twitter
  • YouTube ícone social
  • Instagram
  • Facebook ícone social

Mapa do site: 

CONTATO: 

Telefones: (11) 4827-1533

/ (11) 4827-1513